Número de internações causadas por herpes zoster cresce no Brasil¹

De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH), do Ministério da Saúde, via DataSUS, houve um aumento de 10,6% no número de internações hospitalares causadas pelo herpes zoster em 2023 em relação ao ano anterior. Foram 2.600 casos registrados.1 A doença é causada pela reativação do vírus varicela zoster, que costuma ser adquirido ainda na infância através da catapora, e já pode estar presente no organismo de cerca de 94% dos brasileiros adultos.2,3

A alta nos diagnósticos do herpes zoster pode estar relacionada ao envelhecimento da população. Segundo dados do IBGE, através do Censo 2022, o total de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos,4 e o varicela zoster tende a se manifestar com o avanço da idade, principalmente, a partir dos 50 anos, quando começa a ocorrer um declínio natural do sistema imunológico.5,6

O sintoma mais característico do herpes zoster é a dor provocada pelas lesões cutâneas, que podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes no tórax, no abdômen e na face, seguindo os trajetos dos nervos.5,6 As dores costumam ser descritas como sensação de queimadura, dor latejante, cortante ou penetrante, formigamento e agulhadas, ardor e coceira locais, além da erupção de pequenas bolhas agrupadas na pele e febre, dor de cabeça e mal-estar.5,6

"Muitas pessoas ainda desconhecem os riscos do herpes zoster e menosprezam seus sintomas e sequelas. A doença está relacionada ao envelhecimento da população, presença de doenças crônicas e, condições imunossupressoras e outros fatores que levam à queda da imunidade. É importante esclarecer que o herpes zoster pode provocar dores incapacitantes, que podem se estender por 90 dias ou mais, como é o caso da neuralgia pós-herpética", explica o infectologista Jessé Reis Alves (CRM 71991/SP}, gerente médico de vacinas da GSK

Prevenção a longo prazo

A GSK anunciou em abril que a pesquisa de longo prazo Zoster-049 mostrou que a recombinante para o herpes zoster da GSK pode fornecer proteção contra o herpes zoster por até 11 anos. Os dados finais do ensaio comprovaram a eficácia em 79,7% dos participantes com 50 anos ou mais, entre seis e onze anos após a imunização. Já nos adultos com 70 anos ou mais, houve eficácia em 73,1% dos participantes, no mesmo intervalo de tempo. Além disso, nenhuma nova preocupação de segurança foi identificada durante o período de acompanhamento.7

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-HZU-PRSR-240003 - Maio/2024

Referências

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites "ANO/MÊS DE ATENDIMENTO" para Linha, "NÃO ATIVA" para Coluna, "CASOS CONFIRMADOS" para Conteúdo, "INTERNAÇÕES";"ÓBITOS" E "TAXA DE MORTALIDADE" para Períodos disponíveis de Janeiro de 2022 a Março de 2024. Seleções disponíveis "VARICELA E HERPES ZOSTER" para Lista Morb CID-10 e "40 A 49 ANOS,50 A 59 ANOS, 60 A 69 ANOS, 70 A 79 ANOS E 80 ANOS E MAIS" para Faixa Etária 1. Base de dados disponível em <http://tabnet. datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def> Acesso em 13 de maio de 2024.
  2. CLEMENS, S. Et ai. Soroepidemiologia da varicela no Brasil - resultados de um estudo prospectivo transversal. Jornal da Pediatria, v. 75, n. 433-441, 1999;
  3. SOUZA, V.:PANUTTI, C.;REIS,A. Prevalência de anticorpos para o vírus da varicela-zoster em adultos jovens de diferentes regiões climáticas brasileiras. Disponível em: https: //www.scielo.br/j/rsbmt/a/qZGCS59hfFSzGrDPDxGLpLR/?lang=pt. Acesso em 13 de maio de 2024.
  4. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Disponível em:
    <https:// agenciadenoticias.ibge.gov.br/ agencia-noticias/2012-age ncia-de-noti eias/ noticia s/38186- censo-2022-n umero-de-pessoas-com-65-anos-ou-ma is-de-idade-cresceu-57-4-em-12-a nos> - Acesso em 7 de maio de 2024;
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Herpes (Cabreiro). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt­ br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes>. Acesso em 7 de maio de 2024;
  6. CENTERS FOR DISEASE CONTROL ANO PREVENTION (CDC). Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on lmmunization Practices (ACIP). MMWR Recomm Rep. 2008;57(RR-5):1-30;
  7. Diez-Domingo J, et ai. Adjuvanted recombinant zoster vaccine (RZV) is the first vaccine to provide durable protection against herpes zoster (HZ) in ali age ranges ?:50 years: final analysis of efficacy and safety after 11 years (Y) of follow-up. Abstract presented at European Society of Clinical Microbiology and lnfectious Diseases (ESCMID); 27-30 April 2024, Barcelona, Spain.