Relatório de Sustentabilidade GSK: Frota verde, estímulo à representatividade e ampliação de benefícios estão entre os avanços da companhia

Até 2030, GSK visa reduzir em 80% as emissões de carbono, globalmente, com investimentos em soluções focadas na natureza para os demais 20% da pegada ecológica.

Rio de Janeiro – Maio de 2024 - A biofarmacêutica GSK lançou a 5ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, onde reúne as iniciativas, avanços e resultados de 2023 no âmbito das dimensões ESG. Reconhecida desde 2014 como uma das empresas mais sustentáveis do planeta pela Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da Standard & Poor´s (base do Índice Dow Jones de Sustentabilidade), a companhia vem concretizando projetos relevantes para uma operação cada vez mais sustentável. A nova edição pode ser acessada aqui (INSERIR LINK).

A agenda ESG é parte crucial da nossa estratégia global e nacional, impactando tudo o que fazemos no dia a dia. O relatório mostra nosso comprometimento com a sociedade e todos os stakeholders através das ações para prevenir doenças e produzir um impacto real na saúde humana e na natureza”, explica Ingrid Santos, Head de Comunicação Corporativa da GSK Brasil.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A GSK está presente na vida dos brasileiros há 115 anos e encerrou 2023 como a quarta maior multinacional farmacêutica em atuação no País¹, onde é líder nas áreas de HIV e Respiratória e uma das principais empresas em Vacinas.

Esta edição da publicação traz, em cada um dos capítulos, os ODSs relacionados às ações da companhia que vem sendo implementadas para contribuir com a agenda de sustentabilidade. O relatório também evidencia o compromisso da GSK em trazer ao Brasil medicamentos e vacinas inovadoras, juntamente com a conquista de aprovações regulatórias importantes que contribuem para pessoas em diversas fases da vida.

A restauração do Parque Natural Municipal Chico Mendes, próximo à sede da empresa, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi uma relevante ação da dimensão ambiental. Houve o plantio de mais de 7 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, além da realização de outras atividades para recuperação da área.

A GSK também implantou o projeto Frota Verde, passando a abastecer 100% dos veículos corporativos utilizados pelas áreas comerciais com combustível de fonte renovável e limpa, o etanol. Com aproximadamente 540 veículos espalhados pelo Brasil, o consumo médio mensal de gasolina da frota era de 76.000 litros. Com a mudança, o impacto de emissões de CO2 por mês reduz de forma exponencial esse volume e com impacto zero na produtividade.

Além disso, a companhia também aderiu ao projeto Eureciclo, realizado em parceria com operadores privados e organizações de catadores em todo o Brasil, visando garantir a reciclagem de diversos materiais (papel, plástico, embalagens, entre outros). A estimativa é compensar cerca de 140 toneladas de material anualmente.

Ao longo das últimas décadas, a empresa já impactou cerca de 200 mil pessoas com ações de responsabilidade social. Ampliamos o número de vagas para jovens aprendizes. Em 2023, contratamos 24 jovens negros, sendo 50% mulheres. Ao todo são 1.075 colaboradores, 53% desse público composto por mulheres. Do total de cargos de liderança, 48% são preenchidos por mulheres.

Com foco em promover um ambiente mais equalitário, motivador e atrativo, a GSK Brasil implantou novas modalidade de benefícios, como a extensão do Auxílio Babá e do Auxílio Creche para todos os funcionários, independente do gênero, e a licença parental de 18 semanas a todos os nossos colaboradores, independente de gênero.

Outro passo importante foi o fortalecimento dos grupos que compartilham experiências e discutem questões que afetam diretamente suas identidades: Embrace (Raça e Etnia); DCN (Pessoas com Deficiência); WLI (Liderança Feminina) e Spectrum (Comunidade LGBTQIA+). Também implementou banheiro não-binário e novo espaço para lactação, e realizou reformas para melhorar a acessibilidade/inclusão, como banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD’s), inscrições em braile nas portas, elevador 100% adaptado para PCD’s e também o auditório contemplando os itens de acessibilidade.

Promover um ambiente saudável e inclusivo, que favoreça o bem-estar e o senso de pertencimento de nossos funcionários é parte da agenda prioritária da empresa. Buscamos cada vez mais fomentar um ambiente de segurança psicológica, onde todas as nossas pessoas sintam-se apoiadas, engajadas e possam prosperar”, afirma a diretora de RH Cintia Magno.

Referências:

1. IQVIA FY 2023. Disponível em: Acesso em abril de 2024.